Empresa importadora de medicamento: tudo que você precisa saber antes de contratar uma

Alguns medicamentos indicados pelos médicos aos seus pacientes podem não ser fabricados no Brasil, o que pode parecer um grande entrave ao tratamento e ao devido cuidado com a saúde. Felizmente, há algumas empresas que são especialistas nos serviços de importação de medicamentos, facilitando a vida destes pacientes.

Para o paciente pode ser difícil imaginar como o medicamento chegou até sua casa, mas por trás dessa facilidade, há uma empresa que precisa entender todos os trâmites legais para importar, armazenar e distribuir adequadamente esses medicamentos.

Uma empresa importadora de medicamento faz uma ponte entre a indústria farmacêutica ou distribuidores internacionais e o cliente, que pode ser uma pessoa física, jurídica, hospitais, clínicas, secretarias de saúde, entre outros.

Se você precisa de medicamentos importados, confira tudo o que você precisa saber antes de contratar uma empresa importadora de medicamento!

Quem pode importar medicamentos?

Embora a importação de medicamentos por pessoa física seja possível, uma vez que as leis foram flexibilizadas para que esse tipo de importação possa acontecer e o medicamento enviado à casa do paciente, importar medicamentos ainda é um processo burocrático, com trâmites que podem confundir uma pessoa leiga.

Sendo assim, contratar uma empresa importadora de medicamento é a melhor opção, dando mais segurança durante os processos.

No caso da importação por pessoas físicas, a quantidade de medicamentos a serem importados está restrita ao que está descrito na receita médica, atendendo, exclusivamente, o uso individual, não devendo, jamais, serem destinados à revenda.

Para uma empresa importar, ela precisa estar registrada junto à Anvisa e ter algumas autorizações especiais para o transporte, armazenamento e distribuição, garantindo que o produto seja entregue ao cliente em condições seguras para o uso.

Além disso, os medicamentos importados são fiscalizados antes do desembaraço aduaneiro, processo que pode ser bastante complexo para uma pessoa física realizar sozinha.

Como saber se uma empresa está autorizada a importar medicamentos?

Sendo a Anvisa o órgão responsável pelos medicamentos que entram no país, a primeira preocupação de quem precisa contratar uma empresa para fazer importação de medicamentos é saber se ela tem a AFE – Autorização de Funcionamento – junto à Anvisa.

Para obter a Autorização de Funcionamento, a empresa importadora de medicamento deve comprovar os requisitos técnicos e administrativos específicos exigidos pela Anvisa para realizar as atividades de importação, armazenamento e distribuição destinados ao uso humano.

Faça a sua importação de medicamentos com a Centrali Pharma

Há mais de 25 anos atuando na importação de medicamentos, a Centrali Pharma é especialista no assunto, prestando serviços de qualidade e com responsabilidade técnica.

Sabemos que a importação de medicamentos é um procedimento burocrático e nossos profissionais são experts em facilitar o processo para que você possa cuidar do que realmente importa: a sua saúde e a de sua família.

Além de oferecer assistência aduaneira e administrativa, a Centrali Pharma garante que todos os processos sejam feitos de acordo com a legislação, Receita Federal e Anvisa e dispomos de todas as autorizações sanitárias exigidas para a boa prática de armazenagem e transporte.

Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços e solicitar seu orçamento!