Descubra como evitar fraudes na importação de medicamentos

Além de roubos e falsificações, os remédios são produtos que podem ser fabricados clandestinamente, sem o devido registro da Anvisa e, portanto, sem a devida qualidade e garantia de eficácia de sua composição.

Na importação de medicamentos, há o risco de se adquirir medicamentos falsificados e colocar a saúde do paciente em risco, provocando reações adversas sérias e até mesmo a possibilidade de morte.

Atualmente é bem mais fácil comprar medicamentos importados com a ajuda da tecnologia que facilitou o intercâmbio com todo o mundo, mas isso também facilita os falsificadores e os que tentam fraudar o sistema e a lei, seja em relação à própria fabricação dos medicamentos como também à sonegação de impostos e taxas.

O processo de importação passou a ser totalmente eletrônico possibilitando o anexo dos documentos de forma digital, reduzindo o tempo de espera e os custos de importação. Porém, todo o processo é ainda complexo, necessitando de um apoio especializado.

Para evitar os riscos de uma fraude na importação de medicamentos, algumas medidas são necessárias. Continue a leitura deste artigo para não cair em um golpe!

Conte com uma empresa séria no ramo de importação de medicamentos

Essa é a primeira dica para você que precisa consumir medicamentos que não são produzidos no Brasil. Aqui na Centrali Pharma contamos com profissionais sérios, comprometidos e capacitados com todo o processo de compra e logística de entrega, garantindo a procedência destes remédios.

Além da capacidade profissional, a experiência e as parcerias com fabricantes, distribuidores e fornecedores que são respeitáveis no mercado são outros importantes fatores a se levar em consideração na hora de importar medicamentos.

Remédios originais têm padrão de fabricação

Os medicamentos verdadeiros possuem um padrão de fabricação, isso quer dizer que existe uma uniformidade na cor e no tamanho da embalagem, além das informações como a data de fabricação, data de validade e também o número do lote.

Outra característica das medicações produzidas por empresas autorizadas é a disponibilidade da informação do número do Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC. De posse desse número, é possível certificar se a empresa existe mesmo e se o medicamento é produzido por ela.

Outras regras importantes

  • Nunca utilize medicamentos sem a prescrição médica. Essa prática acaba incentivando a fraude e a venda ilegal;
  • Se faz uso de medicamentos que precisam ser importados, procure a ajuda de uma empresa que é especializada na importação desses produtos;
  • Guarde a embalagem para possíveis investigações da polícia ou da Vigilância Sanitária em caso de suspeitas de irregularidades;
  • Caso perceba que a medicação não está mais fazendo o efeito desejado, procure o seu médico para uma avaliação. Pode ser que o produto não seja verdadeiro.

A importação de medicamentos é uma demanda que tem crescido bastante no Brasil, garantindo uma posição do nosso país entre os dez no ranking de importações brasileiras. Obviamente, esse aumento pode causar problemas, trazendo riscos de fraudes e exigindo cuidados extras para não adquirir produtos não originais.

Entre em contato conosco e garanta a segurança, eficiência e agilidade na importação dos seus medicamentos!