Como realizar a importação de medicamentos em falta no Brasil?

Infelizmente, a falta de medicamentos no Brasil ainda é bem comum, seja de remédios básicos, como xaropes, antibióticos e antialérgicos, até substâncias para produção de vacinas, como BCG (Bacilo Calmette-Guérin), contrastes para exames e medicamentos especiais.

Atualmente, cerca de 90% dos medicamentos acabados no Brasil e também os princípios ativos dos genéricos são trazidos de outros países, especialmente da China e da Índia, e, por isso, uma empresa especializada em importação se faz tão necessária.

Continue a leitura deste artigo para entender um pouco mais sobre o processo de importação de medicamentos e como realizar o seu pedido!

Por que há tanta escassez de medicamentos no Brasil?

Como dissemos anteriormente, o Brasil ainda é muito dependente de medicamentos e insumos vindos de outros países. Além disso, a alta demanda, o aumento considerável de idosos no país e também a falta de investimento em pesquisas e tecnologias dificultam ainda mais a produção dos medicamentos pela nossa indústria farmacêutica.

Com isso, podem ocorrer atrasos em toda a cadeia de produção dos medicamentos que prejudicam o abastecimento dos medicamentos em território nacional.

A falta de planejamento e gestão é outro motivo para a falta de medicamentos, fazendo com que a quantidade necessária não seja comprada e, consequentemente, prejudicando o tratamento dos pacientes.

E, por fim, as variações do dólar também impactam nessa escassez, pois reduz a capacidade de compra das empresas brasileiras.

Como funciona a importação de medicamentos?

Uma das opções para garantir a continuidade do seu tratamento ou de seus pacientes é por meio da importação de medicamentos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – é o órgão responsável pela fiscalização dos processos de Comércio Exterior a fim de proteger a saúde da população.

Ela estabelece os medicamentos que podem ser importados e comercializados no país, além das quantidades que podem ser compradas, tanto para pessoa física quanto para jurídica.

Por ser um processo bastante burocrático, é essencial contar com uma empresa especializada em importação de medicamentos para que todas as exigências legais sejam cumpridas e os medicamentos sejam entregues de forma segura.

Importação por pessoa física

Para a importação de medicamentos por pessoa física, alguns dos principais documentos exigidos são:

  • Receita médica com o nome do medicamento, a dosagem, quantidade necessária, período de tratamento e assinatura, carimbo e CRM do médico;
  • Laudo médico informando o motivo do uso do medicamento, qual a doença do paciente, o código CID (Classificação Internacional de Doenças) e assinatura e CRM do médico;
  • Termo de responsabilidade;
  • Formulário de solicitação da importação.

Importação por pessoa jurídica

Já no processo de importação por pessoa jurídica são necessários:

  • Petição para Fiscalização e Liberação Sanitária;
  • Fatura Comercial assinada (Invoice);
  • Conhecimento de Carga Embarcada;
  • Laudo Analítico de Controle de Qualidade, entre outros.

Conte com uma assessoria especializada

Para realizar todos esses trâmites seguindo as exigências legais, o melhor é contar com uma assessoria especializada, afinal são muitos detalhes que devem ser observados para não haver erros na importação do seu medicamento.

A Centrali Pharma está há mais de 25 anos no mercado e contamos com uma equipe de profissionais extremamente qualificados para atender pessoas físicas e jurídicas, órgãos públicos, clínicas e secretarias de saúde e hospitais.

Prestamos uma assessoria completa desde o orçamento do seu medicamento até a entrega no endereço informado. Entre em contato conosco e conheça mais os nossos serviços!