Saiba como fazer o correto descarte de medicamentos

O descarte de medicamentos precisa seguir critérios específicos, já que pode trazer grandes riscos à saúde humana e de animais, assim como ao meio ambiente. De modo geral, os medicamentos que não servem mais para consumo são deixados em pontos de coletas e dali são encaminhados para descarte final.

No Brasil são gerados mais de 10 mil toneladas de resíduos de medicamentos por ano e é muito importante que informações corretas de como fazer o descarte de medicamento sejam passadas à população para que não haja prejuízos ao ser humano e nem ao ambiente, lembrando sempre que lixo não é lugar de remédios.

Para entender melhor sobre como deve ser feito o descarte de medicamentos consciente e correto, continue a leitura deste artigo!

Como funciona a política do descarte de medicamentos?

Geralmente, cada município tem regras específicas sobre o destino dos medicamentos, embalagens e também dos objetos que são utilizados com os remédios. É comum que esses produtos sejam descartados em depósitos específicos para depois irem para aterros industriais ou levados à incineração.

Para a população contribuir para o descarte correto, algumas atitudes são necessárias:

  • Colocar os medicamentos, as embalagens e também objetos relacionados nas farmácias ou em locais devidamente identificados para esse fim;
  • Objetos como as agulhas e as lancetas que são usadas por portadores de diabetes podem ser colocadas em uma garrafa pet lacrada e entregue no posto de saúde mais próximo;
  • Nas Unidades Básicas de Saúde é possível encontrar serviço de recolhimento de remédios vencidos, ficando na responsabilidade deles o descarte correto. Verifique se em sua cidade há esse serviço.

Jamais descarte no lixo caseiro, na pia ou no vaso sanitário os remédios impróprios para uso. Essa atitude coopera para a contaminação da água e do solo e traz riscos às pessoas, animais e ao meio ambiente.

Conscientizar e orientar é muito importante

Claro que os consumidores têm um importante papel na destinação correta dos medicamentos impróprios para consumo, no entanto, também é necessário que médicos e farmacêuticos, melhores conhecedores dos riscos de um descarte impróprio, conscientizem e orientem seus pacientes e clientes sobre o procedimento correto ao descartar remédios e objetos relacionados.

É importante que os profissionais de saúde ajudem as pessoas a entenderem que medicamentos devem ser usados apenas com indicação de um médico e ser comprados apenas nas quantidades necessárias, assim é possível evitar acúmulo e perda por passarem da data de validade.

Outra orientação que se faz necessária é a indicação dos postos de coleta da cidade. Médicos e farmacêuticos costumam saber as farmácias, hospitais e postos de saúde que recebem medicamentos para descarte correto.

Alguns governos municipais e estaduais aplicam a logística reversa de medicamentos, ou seja, através dos postos de coleta há recolhimento dos medicamentos e objetos que depois são transportados para locais específicos para um destino final.

Fazer o correto descarte de medicamentos é uma atitude que evita a contaminação do meio ambiente, dos animais e do ser humano, além de evitar que novas doenças difíceis de tratar apareçam, já que uma contaminação por antibióticos, por exemplo, pode dar origem a bactérias super-resistentes.

Siga essas orientações e vamos juntos cuidar da nossa saúde e do meio ambiente!