Novembro Azul: tudo que você precisa saber sobre prevenção ao câncer de próstata

O Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta uma estatística preocupante quanto ao câncer de próstata: a cada 38 minutos, um homem morre devido à doença. Conscientizar e combater o preconceito masculino em relação aos cuidados com sua saúde é um dos objetivos da Campanha Novembro Azul.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, e tem a função de produzir um fluido que nutre e protege os espermatozoides. Ela varia de tamanho de acordo com a idade e nos homens acima dos 50 anos o acompanhamento e os exames de rotina são essenciais para a prevenção ao câncer de próstata.

O movimento ganhou esse nome no ano de 2003, na Austrália. Em 2008, no Brasil, o Novembro Azul foi comemorado pela primeira vez alertando para a doença masculina e incentivando o diagnóstico precoce.

O Ministério da Saúde busca, anualmente, conscientizar os homens da necessidade dos cuidados com a saúde e também para vencer os preconceitos em relação aos exames necessários.

Campanha Novembro Azul alerta sobre os fatores de risco e sintomas do câncer de próstata

Dentre os principais fatores para desenvolver a doença está a genética. O histórico familiar aumenta o risco, principalmente se pai, irmão ou tio já tiveram câncer. A raça também é um determinante importante, sendo que os homens negros são mais propensos a terem o câncer de próstata – 60% a mais de chances.

Sintomas

Em relação aos sintomas, no início, o câncer de próstata pode não apresentar nenhum. Contudo, em fase mais avançada, é comum o homem sentir dor nos ossos, vontade frequente de urinar e dor e também o aparecimento de sangue na urina ou no sêmen.

Infelizmente, quando esses sintomas aparecem, o avanço do câncer já é grande, sendo praticamente impossível a cura.

Como é feita a prevenção ao câncer de próstata?

O principal objetivo da campanha Novembro Azul é, exatamente, incentivar a prevenção ao câncer de próstata. Neste ano, o tema da campanha é “Homem, cuide de sua saúde de novembro a novembro”.

Essa ênfase à prevenção tem uma razão de ser: o câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente, tem grandes chances de cura!

Outra barreira a vencer é o preconceito. Muitos homens ainda são resistentes ao exame, embora a campanha já tenha conseguido uma maior adesão deles, que aos poucos vão se conscientizando da importância de se cuidarem.

A prevenção ao câncer de próstata acontece através dos exames rotineiros com a saúde, visita regular ao médico e a realização do exame de toque ou dosagem do PSA (antígeno prostático específico), além, é claro, de hábitos saudáveis de alimentação e atividades físicas. Descobrir o câncer de próstata já em fase sintomática pode ser tarde demais.

Homens com histórico familiar da doença devem fazer os exames preventivos a partir dos 45 anos. Aos que não apresentam casos na família, podem começar a fazer a prevenção anualmente a partir dos 50 anos.

Novembro Azul é uma campanha extremamente séria, que trata de um assunto de real importância, já que o câncer de próstata é o que mais mata homens, atingindo um em cada seis homens durante suas vidas e somente a prevenção e o diagnóstico precoce podem mudar essa realidade.

Cuide da sua saúde e consulte seu médico regularmente!